quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Olá turma,

Se a obra de Klee já nos faz questionar um pouco mais sobre a verdade, tal como a Laura comentou "... e essa forma meio abstrata e com traços humanos nos faz ficar mais tempo parados e admirando-a, e entendendo ela". Não seria então a arte moderna uma proximidade com a intimidade nossa, com algo de misterioso que existe tanto na obra quanto em mim. Assim, se Picasso tivesse optado em pintar a Guernica de forma figurativa e realista, será que ele não teria fechado a compreensão, não permitindo novas interpretações da obra, tornando-a mais vulnerável, mais humana?
Bem como disse o Célio, "a imagem de Klee me fez pensar em poder desenvolver uma sensibilidade maior em relação a arte e a natureza". Já que estamos nos possibilitando às essas aberturas com a arte vale conhecermos um pouco mais de Pablo Picasso.



A Leitora, 1932
Pablo Picasso
Óleo sobre tela
Museo Picasso

18 comentários:

  1. oi gente!!tudo bem??
    A arte é sempre algo que nos mostra algo novo, visto somente na realidade.É a transposição do real para o imaginário.Para entender o que uma obra nos diz,eu acho que é necessário que façamos parte dessa realidade.Na obra de Picasso,só entendemos o que ele representa por se tratar de algo conhecido por nós:nosso corpo,nossas formas e também o livro,referindo a segunda obra.A forma abstrata que usa é perceptível aos nossos olhos porque somos semelhantes,e, de alguma maneira,nos enxergamos dentro da tela.
    Como diz o Israel,sem maiores viagens.
    beijos gente!

    ResponderExcluir
  2. Olá coleguinhas. haha! :D
    O que mais me chamou atenção nessa obra de Picasso, foi a distribuição de cores e a sutileza que ele possui ao pintar as curvas tanto da moça, quanto da poltrona que ela está sentada. É uma obra bem subjetiva, por mais que não nos mostre com clareza rosto, corpo, livro e poltrona, conseguimos criar uma imagem clara do que Picasso queria nos apresentar. O mais fantástico disso é que, se o quadro fosse mais explícito, talvez não nos prendesse tanto e não despertaria essa vontade em saber o porquê de cada cor estar em cada lugar.
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  3. Olá ;)
    Picasso com sua obra de arte fez com que parassemos e observassemos cada detalhe da pintura,como ela possui curvas,podemos observar bem que a obra toda é cheia de curvas,a cabeça da mulher pode se parecer com um coração,assim como se parecer tambem com uma maça,as curvas da poltrona,as variedades de cores na qual colocou no quadro.As vezes Picasso quis mostrar com a obra que nem todos nós somos perfeitos,temos curvas exatamente da forma na qual gostariamos de ter,e esse quadro ja esta muito perto da realidade.. ;)

    Bati o/\o

    ResponderExcluir
  4. As obras do Picasso pra mim são as melhores. Mesmo a pintura mostrando essas formas diferentes,sabemos o que se passa nela! vemos nessa pintura uma mulher sentada e lendo um livro! (:

    :**

    ResponderExcluir
  5. oi turma! tudo bem? O que eu posso dizer sobre a obra de Picasso é que ela é composta de cores fortes e vibrantes e a mulher que esta na poltrona apresenta uma tranquilidade desenhada com traços sinuosos, uma cena do dia-a-dia representada de outra forma com um novo olhar, o mesmo acontece na outra pintura de Picasso, os braços da mulher formam um semi circulo sendo uma visão inovadora e original são fatores que chamam a atenção nas obras de Picasso.

    ResponderExcluir
  6. E aí galera! A obra de Picasso me lembra um pouco aquela coisa de adolescencia, o famoso namoro no sofá...
    A grande quantidade de cores vibrantes e a imensidão de curvas mostra uma sintonia muito grande na tela.Uma obra belissíma!

    ResponderExcluir
  7. Eii, pessoal
    Novamente mais uma imagem que nos faz desacralizar com a arte do belo.Bem, assim como a imagem de Klee, temos um forte impacto ao ver uma imagem toda contorcida de uma mulher( que sempre foi vista como algo belo), com braços alongados assim como as pernas, as cores em tons fortes chamam a atenção para o que realmente importa, o que a pintura quer nos mostrar, assim como a imagem da mulher que o professor Leandro nos mostrou( a mulher com o rosto verde, esqueçi o nome agora do autor xD), mas dessa mesma maneira temos a interpretação, a pintura não necessita de resgatar da realidade concreta isso torna essas pinturas o diferencial e a magnifitudo que nelas existe

    ResponderExcluir
  8. A imagem sugere algo completamente cotidiano, como alguem sentado lendo um livro, mas de uma forma surreal, que nos faz pensar em novas maneiras de ver a imagem, tornando o cotidiano representado nao tao óbvio e nos permitindo imaginar mais em relaçao a imagem.

    ResponderExcluir
  9. Oi gentee! Entao, nessa obra de Picasso, o que mais me chamou atencao foi o modo que ele usou figura abstrata e meio geométrica formando uma mulher, uma figura normal, porém feita de formas estranhas e diferentes, as cores e as formas entram em sincronia e formam uma obra de arte, é uma mistura completa e bela.

    ResponderExcluir
  10. Através da deformação, da sensualidade de suas curvas, a pintura demonstra a complexidade instigante daqueles que se utiliza da arte como válvula de escape da loucura cotidiana. É o simples se tornando interessante por conta da arte, no caso, a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá galera!
    Bom, o que me chamou a atenção nessa obra foi a propria imagem da mulher que Picasso teve no final de sua obra. Gosto bastante das cores que ele usa, e a forma como ela (a mulher) é desenhada, por formas geometricas. Bem diferente de varios pintores (claro, era o que fazia Picasso um fenomeno, e ainda faz). Mas o que me chamou muita a tenção logo de primeira foi o nome do quadro: "A leitora". O que Picasso quiz dizer colocando esse nome no quadro!?
    A primeira resposta que vem na minha cabeça é para Picasso, uma pessoa que lê é formada de varias formas, lados, e opinioes bem formadas. É aquela que chama a atenção, é uma pessoa interessante. E acho que essas caracteristicas se classificam totalmente na obra.

    ResponderExcluir
  12. Stephanie Dourado
    Ola.
    bom essa obra,eh muito interessante pois o que chama a atençao é as cores chamativas e as curvas da mulher,como nao é uma mulher retrada de formas reais,mais é isso que chama a atençao o diferente,seus braços alongados,o seu rosto meio deformado.

    ResponderExcluir
  13. então, eu viajei nessa imagem;
    de cara eu imaginei que ele pudesse querer relatar as duas faces dessa mulher, ela meio que tem dois rostos e é dividida ao meio sendo que ambas as partes são diferentes uma da outra. acho que entra naquela questão de que todo mundo tem dois lados, o bom e o ruim e que agente cultiva o lado que quer que aflore .

    ResponderExcluir
  14. Essa tela é muito sutil,cores claras,que nos dá a impressão de clareza.As formas da mulher mostra a irreverência de Picasso,pois nessa época,mulheres eram mais reservadas e não vistas com essas curvas,e com um livro na mão,lendo.Hoje uma atitude normal de qualquer mulher,mais naquela época não.
    Camila Marinho Mendes

    ResponderExcluir
  15. Como dito na descrição, a imagem nos obriga a ficar olhando e tentando entender o que foi pintado e o que se quis passar. ;) haha ainda to tentando achar todos os aspectos. rss

    ResponderExcluir
  16. uma típica obra de Picasso né..
    utilizando de formas grandes retratando o corpo humano e aspécto de sombra. ele era o rei disso..
    engraçado como cada obra dele mostra assim bem separado dois lados, algo entre o sombrio e o claro, a angustia e a alegria, a realidade e a ficçao..

    ResponderExcluir
  17. Oii gente!
    Entao, gosto muito de Picasso. Achei as cores e as formas, meio curvas, da obra bem legais. O lilás e as cores claras passam um ar de tranquilidade e calma fazendo com que o vermelho e o preto se destaquem ainda mais! Adoraria saber porque ele escolheu essas cores..
    O que mais gosto das obras de Picasso é o rosto de seus personagens. Como um lado do rosto parece estar posicionado olhando pra frente e o outro de perfil.
    Beeijo
    Steph Ornelas

    ResponderExcluir
  18. olá
    primeiramente o que mais me chamou atenção são as curvas,se você as segui parecem não ter fim uma complementa a outra.Podemos também ver as cores vivas as sombras.

    nota: alguém notou o morro do Pão de Açúcar na parte inferior da pintura.

    ResponderExcluir