domingo, 15 de agosto de 2010

O início da conversa


Olá a todas e a todas.
Bom esse espaço será uma extensão da nossa sala de aula, aqui vocês poderão postar dúvidas, comentários e realizar tarefas extraclasse. Assim poderemos romper as barreiras do tradicional e assumir um novo paradigma de aprendizagem, aquela que não se restringe aos limites de um livro e do momento da aula.

Para iniciarmos nossa discussão sugiro que vocês se apresentem, comentem um pouco sobre vocês, porque escolheram o curso de publicidade e propaganda e quais são suas expectativa. Em seguida quero que levantem questionamento acerca da origem da arte, continuando assim nossa discussão em sala.

Para isso posto uma imagem para estimular esse bate-papo.
Então para facilitar vocês deverão:
1 º Postar uma apresentação de vocês;
2º Comentar sobre o conceito da arte dialogando com a imagem abaixo.
Ok? aguardo vocês :)

René Magritte

34 comentários:

  1. Oi,gente!Escolhi esse curso, porque acho que combina comigo.Fiz 6 meses de engenharia de produçao e nao gostei,tem muitos números. hahahaha!Acho que espero o que todos também esperam;tirar o máximo de proveito do curso.
    "ceci n´est pas une pipe" significa "isto nao é um cachimbo". Fiquei horas olhando essa arte e isso me pareceu um cachimbo, nao consigui enxergar nada além de um cachimbo.

    ResponderExcluir
  2. Oi. Escolhi esse curso pela grade, que muito me agradou. Cursei o primeiro periodo de Relações Internacionais, mais não me identifiquei muito :/
    Em relação a imagem acima eu só sei que 'isso é um cachimbo' :S

    ResponderExcluir
  3. Opa, meu nome é Thiago. Escolhi o curso de publicidade porque sempre enxerguei nele duas características que pretendo levar por toda a minha vida: criatividade e ousadia. A ideia de não ter limites sempre me chamou bastante atenção, então, mesmo sendo um tanto quanto utópico - ou não -, torço para que minhas expectativas sejam confirmadas durante esses 4 anos que virão. Em relação ao cachimbo, a afirmação do autor é sarcástica. As pessoas às vezes tentam entender muito além do que deve ser entendido, então, quando o autor diz que "Isso não é um cachimbo", na verdade, está te provocando, dizendo que você é alguém que vê, em muitas situações, chifre em cabeça de cavalo. Duvido que alguém ficou sem procurar algum sinal de outra mensagem senão a de um simples cachimbo nessa imagem. O tom pastel, envelhecido pode ser uma alusão que remete à presença desse pensamento em toda a história da humanidade. É como dizer que "Da Vinci se pintou em Monalisa".

    ResponderExcluir
  4. Oi, esse curso mi chamou atençao por ser criativo e amplo,acredito q meu perfil se encaixa perfeitamente.A respeito da obra, ela na minha opniao realmente nao é um cachimbo mas sim apenas uma representaçao de cachimbo...rsrsr!
    Mas ela transmite algumas sensaçoes para quem a olha,até msm vontade de fuma-lo,até pela elegancia q o cachimbo aparenta ter.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal , sou Hector Esbaltar, tenho 18 anos e escolhi o curso de publicidade por ser algo aonde a criatividade é o que mais conta, adoro me superar e tornar real as idéias que passam por minha cabeça. "ceci n´est pas une pipe" como já disseram significa isso não é um cachimbo .. .Acho que isso tem haver com o que o Leandro disse em sala; o poder que a imagem tem, as pessoas olham a imagem e encaram isso como uma realidade, isso é bastante perigoso. Minha conclusão então é que isso "não é um cachimbo" pois não é possível pegá-lo e colocar tabaco dentro do mesmo, o tornando assim apenas a representação de um cachimbo.

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal, bem o curso de publicidade me enteresso pelo fato de ser uma profissão com varias possibilidades de atuação e por ter a possibilidade de desenvolver a criativiade... Ja a obra de René chama atenção pelo fato de o artista trabalhar com objetos comuns e conseguir dar um toque artistico nelas.Como nas nossas discuções na sala sobre o que é, e o que não é arte nesta obra fica evidente que esta definição é muito dificil de ser dada, pois aqui o cachimbo dexa de ser um simples objeto para se torna arte.

    ResponderExcluir
  7. E aí galera!Bom meu nome é Bárbara, tenho 18 anos. Sobre o curso de publicidade e propaganda vou ser bem franca...nunca nem pensei em fazer realmente esse curso, decidi de última e não me arrependo nenhum pouco da minha escolha. Me encantei com as áreas de atuação onde se pode usar a criatividade, o dinamismo e muito mais. Já sobre a imagem é bem complicado falar dela né. O cachimbo pode ser uma contradição mas também pode ser uma verdade. A imagem talvez seje apenas a ilustração de um cachimbo. Pode ser que realmente as pessoas tentam ver o que não existe mas a imagem também pode te trair né mostrando uma coisa e sendo outra. Pra finalizar tá tudo meio confuso ainda mas creio que isso realmente seje um cachimbo que foi utilizado não pra se parecer com um cachimbo mas pra se tornar um objeto pintado como arte .

    ResponderExcluir
  8. Olá :D
    Meu nome é Bruno, tenho 18 anos, confesso que de início, eu não tinha intenção de fazer o curso de PP, mas depois, quando me informei melhor sobre ele, vi que é uma área com a qual eu me identifico; principalmente pela expressividade, dinamismo, e forma ativa de trabalho; espero não só ter um emprego e uma carreira no ramo, mas meu objetivo é algo maior, almejo sucesso, crescimento, reconhecimento, e principalmente realização pessoal. Quanto à imagem, é SIM um cachimbo (representação de um) e que na minha opinião o autor usou a frase (Este não é um cachimbo) dizendo o contrário exatamente pra que quem o visse, nao só o olhasse, mas observasse, com a frase, o autor obteve a sua intenção: fazer com que o observador reparasse de fato na imagem. - analisar a realidade, é uma ótima maneira de se aprender a sonhar o/ -sou filósofo.bjs ASHUASUHAS

    ResponderExcluir
  9. Eiii,galerinha.
    Primeiro, meu nome é Rhayssa, tenho 18 anos, e desde pequena quero fazer publicidade, sempre gostei muito de desenhar e a todo instante criava uma charge, um quadrinho, então creio que publicidade e propaganda é o curso que eu esperava.Em relaçao ao futuro, espero antes de tudo me realizar como uma profissional conheçida, renomada, e sempre disposta a fazer o meu trabalho, espero ser bem remunerada também(hahaha).
    Agora, em relação á imagem, na minha opnião, o autor utilizou da frase "isso não é um cachimbo" não para achar que aquilo não é um cachimbo, mas para o leitor parar, refletir na imagem representada perfeitamente de um cachimbo, como a arte pode dizer algo para voce, mas para outro dizer algo totalmente diferente para outro e principalmente para o autor.
    beeijos

    ResponderExcluir
  10. Olá eu sou a Daniela,sempre gostei de coisas criativas por isso escolhi fazer esse curso,penso que neste curso se enquadra em tudo que gosto!
    Enquanto a imagem do cachimbo,ele deixou aquela frese para cada um ter em sua mente o que significa realmente na imagem,se isso for um cachimbo ou não!
    :*

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. oi pessoal...
    bom,primeiramente,eu escolhi fazer esse curso devido as matérias que proporciona,e porque acredito que seja compatível com o meu perfil pessoal.Espero que me traga um bom futuro profissional.
    Em relaçao a imagem do cachimbo,eu concordo com a frase,pois realmente,não é um cachimbo,e sim a imagem de um.Notei que para que sejamos algo,devemos executar a ação do ser,no caso da imagem,o cachimbo não está executando a sua verdadeira ação.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  13. Escolhi o curso de publicidade pelo fato de envolver fotografia e a vasta área de criação, e após o início do curso, a ter um visão mais ampla, crítica e observativa de imagens / obras, e do dia-a-dia.
    Sobre a obra, vejo apenas uma imagem de um cachimbo tentando induzi-lo que é realmente um cachimbo, e não apenas uma imagem o representando.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Sou Israel Buzaym, tenho 20 anos. Iniciei Ed.Física, Redes de Comunicação e agora estou em Publicidade, que é um desejo antigo, da época do ensino médio.

    Arte não tem definição. Gombrich nos ensina que não existe Arte, mas apenas artistas. Pessoas que criam coisas pensando em uma idéia e esperam ser compreendidas, esperam passar o recado.

    Esta incerteza de estar passando a mensagem de maneira correta, essa capacidade de gerar um desconforto e levar o receptor à reflexão é o que caracteriza o artista, e portanto, sua obra artística sendo arte.

    A figura do caximbo mostra exatamente isto, já que consegue nos incitar, instigar, provocar e gerar esta discussão que estamos tendo em torno daquilo.

    Sem maiores viagens, obrigado. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi, sou Antonio Vinicius, tenho 19 anos. Escolhi o curso PP meio que por impulso, na hora de me inscrever para o processo seletivo foi um momento de inlucidez. Porém, antes de me matricular li bastante sobre o curso, peguei a grade , q me agradou por sinal.
    Bom, sobre a imagem o autor intitula na imagem "Ceci n'est pas une pipe" dizendo, isso não é um cachimbo.
    Bom , isso fez dele ñ só um pintor. Pois creio q essa frase quis dizer o que realmente diz. Esclarecendo, isso realmente não é um cachimbo, mas sim uma simples imagem de um cachimbo. Isso faz a gente pensar e ver que nem tudo o que a gente ve é. Estamos meio q alienados a imagens e figuras. Acho que vo deixar pra viajar um pouco mais em sala de aula.
    abç

    ResponderExcluir
  16. Oi,meu nome é Mayara,neste momento sou estudante de publicidade e Propaganda e pretendo ser uma profissional muito bem conceituada na minha area.Sempre gostei de mexer com midia,por isso decidi por Publicidade,na verdade sempre quis fazer Artescenicas,mais nao deu muito certo,então decidi que ia mexer de alguma forma com midia.Tenho 20 anos,ja quase chegando na casa dos 2.1!Arte pra mim sempre tudo que faz voce parar pra olhar,pensar,admirar..Arte não é algo que todo mundo,qualquer pessoa possa entende e interpretar,muito de nós ja nos perguntamos o que é arte,ate porque discutimos isso em todas as nossas aulas..O que é arte????eis a pergunta que nao quer se calar..Esse cachimbo seria uma arte?Hum.. NAO SEII !!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu sou a Gabriella Paula, e na verdade Publicidade não foi o curso que deu inicio a minha vida academica. Eu escolhi Publicidade porque sempre soube que gostaria de me ver em um curso na área de humanas, e principalmente na área de comunicação social, já que, a pesar da minha dificuldade em oratória, sempre gostei de me expressar artisticamente. No entanto, eu cursei um ano e meio de Direito na PUC, e havia escolhido esse curso por gostar de leitura e principalmente visando um maior retorno financeiro (capitalista eu... imagina!), mas depois de um ano e meio eu já nao tinha mais saco pra aguentar toda aquela palhaçada de leis que no fim das contas ou nao saem do papel, ou sao aplicadas apenas para beneficio da minoria. Em relaçao a imagem aqui mostrada, acho que é apenas a imagem de um cachimbo, mas a falta de pretençao de ser qualquer outra coisa mais complexa, nos faz questionar se há algo mais a ser passado na imagem. Assim muitas vezes é a arte, demonstra algo tal como é, as vezes simples, mas a interpretaçao vai de cada um de nós e de como a imagem nos instiga a pensar criativamente.

    ResponderExcluir
  18. Oi gente. Meu nome é Maria Eduarda. Duda para a maioria, e não só para os íntimos (hehe)! Fiz 6 meses de direito, mas não gostei. Optei pela PP por achar mais parecido cmg, e até me enxergar no futuro atuando na área. Comunicação, criação e criatividade são beeem mais minha cara, do que regras, leis e bla bla bla! Sobre a arte, a frase "Ceci n'est pas une pipe" (isto não é um cachimbo), nos leva à reflexão de que cada um vê o que dá conta, cada um tem uma 'visão' e uma perspectiva diferente da outra pessoa. Isso nos remete a teoria de que nada do que vemos é o que aparenta ser. Nossa visão é quase sempre limitada e pobre, e com a frase o autor nos instiga a pensar mais e a nos perguntar o que ele quis dizer. A arte é assim, ela nos estimula a admirar, a pensar e não só a olhar uma obra, seja ela, uma poesia, uma peça teatral, um quadro... Por isso a maioria das pessoas confunde ou não sabe o que é a arte de fato. E eu me incluo nesse bolo, ainda! Beijos :**

    ResponderExcluir
  19. Olá.Sou o Marcos.Primeiramente nunca me imaginei fazendo publicidade e sim jornalismo,mas como não somos donos de nossos destinos acabei aqui e acredito que estou no caminho certo..Também me encaixo perfeitamente com o curso em relação e criatividade e etc..
    então o autor realmente queria causar essa polêmica,pois acreditamos no que vemos e é justamente isso que ele questiona. René Magritte fez um paralelo entre aquilo que vemos e aquilo que ele quer que vemos. até +.

    ResponderExcluir
  20. Entao, meu nome é Laura, pra voces Laurinha por eu ser a caculinha da turma, tenho 16 anos e entrei logo de cara nesse curso porque nao me vejo fazendo outra coisa, sou apaixonada por arte, por livros e por filosofar! kkk.Entrei aqui meio cedo por realmente já saber oque eu quero ser.Em relacao ao ''cachimbo'', a frase "Ceci n'est pas une pipe", cada um tem a sua concepcao, seu olhar, sua opiniao.Quando olhamos de primeira vimos um cachimbo, mas om a frase dela, nos intriga, a olhar e ver que ela disse que nao é, entao vamos achar um modo de nao ver o cachimbo, de ver outra coisa.A grande polemica é causada pela frase.

    ResponderExcluir
  21. Hei turma lol .
    Bem pessoal, me decidí pelo curso de publicidade depois de uma longa viagem para SÃo Luíz - MA aonde eu iria fazer Artes visuais na UFMA, rs, mas no meu primeiro dia de aula logo percebí que nÃo era o que eu queria :/
    Daí me veio à mente a aprovaçÃo no vestibular que obtive aqui na PUC e entÃo eu vim :D

    A minha vontade mesmo é atuar na área audio visual, creio que a Publicidade irá abrir muitas portas para mim.
    Quero me dedicar ao máximo pelo curso, pretendo viajar, aprender novas dinÂmicas da profissÃo e ter sucesso na carreira.

    Bem, a arte está em tudo, até mesmo na realidade com que o cachimbo foi pintado.

    ResponderExcluir
  22. Olá gente!
    Meu nome é Ana Paula (mas todo mundo me chama de Ana msm haha), tenho 18 anos, e escolhi publicidade porque sempre que eu pensava em uma profissão ela vinha na minha cabeça primeiro. Ser publicitária era a unica coisa na qual eu ficava satisfeita ao pensar no meu futuro profissional. Eu acho que é uma profissão que abre varias portas pra MUITAS coisas. Quem faz publicidade não tem só que trabalhar em agencias, pode ir pro ramo do jornalismo, da televisão, da organização de eventos, até para o teatro, e etc...
    Quanto a figura, vou falar o que a maioria falou pq tbm me parece um cachimbo. Mas acho que a mensagem que o autor quiz passar não se restringe apenas a um cachimbo, ou a quem fuma cachimbo. O que intriga são as perguntas que nós nos fazemos quando descobrimos que a frase "Ceci n'est pas une pipe" significa "isso não é um cachimbo". OK. Entao o que é isso? O autor quer que nós vejamos algo alêm do cachimbo, que não é cachimbo, mas o quê ele quer afinal?! oO É isso que intriga...

    ResponderExcluir
  23. bom, me chamo Graziella; eu fiz 4 periodos de Direito e quando eu via o povo de publicidade no bloco ao lado eu achava eles tão mais felizes saca ;S. eu desde o inicio tive vontade de mudar mais não dava muita coragem até que esse dia chegou ;DD eeeeee (kkk). poisé então escolhi o curso de P&p por instinto eu acho, e sobre o cachimbo, na verdade eu prestei mais atenção na frase que me fez refletir mais por um lado humano, que seria julgar pelo que se vê, e pode ser viagem mais com isso tb lembrei de uma frase que eu li no livro 'pequeno principe' que dizia: ' o essencial é invisivel aos olhos', e é isso ! ;***

    ResponderExcluir
  24. ola pessoal!
    Meu nome é Stephanie Dourado,eu nao tinha muita ideia que curso que iria fazer,pesquisei mais sobre PP e me agradou,espero que acertei na escolha do curso.Bom sobre a imagem,isso nao é um cachimbo,isso faz com que intriga as pessoas,pois todos nós estamos vendo um cachimbo e escrever que nao é um cachimbo faz com que refletimos sobre a imagem,e a pensar o que o autor quis dizer com isso.

    ResponderExcluir
  25. Eae futuros publicitários, eu sou o Mateus, tenho 19 anos, escolhi esse curso pq sei lá...foi um dos poucos q me agradaram...e estou gostando cada dia mais do curso. Essa imagem do cachimbo é uma viagem, a frase diz ñ ser um cachimbo, acho q é para vc parar e pensar um pouco..."viajar" na obra! Mas pra mim isso é um cachimbo!
    Inté!

    ResponderExcluir
  26. VANESSA BAZI

    Oie gente meu nome e vanessa mais podem me chamar de van.. escolhi o curso de publicidade e propaganda nao sei porque sinceramente mais era minha ultima opcao fiz 2 anos de direito e 1 de nutricao odiei de verdade! entao me espelhei na minha melhor amiga que formou a 1 ano em sao paulo e ta se dando super bem ate no momento estou gostando entaoo seja oque deus quiser..
    beijoo

    ResponderExcluir
  27. Olá gente meu nome é Camila Marinho Mendes,tenho 21 anos,já havia feito publicidade em Sp,mais parei e também não me dedicava,mudei pra Goiânia a pouco tempo e resolvi voltar para o curso desde o início,ja cursei também veterinária,mais optei pela publicidade,por achar o curso muito muito parecido comigo!Beijos p vcs

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu nome é Reginaldo Mikael, escolhi o curso de Publicidade pois é uma área que sou apaixonado, gosto principalmente de artes gráficas e creio que esse curso me dará boas oportunidades pra seguir com meu sonho. Quanto a imagem, René nos mostra que nem tudo que acreditamos ser, é. Acho muito importante esse pensamento e questionamento na área da Publicidade.
    Até!

    ResponderExcluir
  29. opa, meu nome é IAN, escolhi fazer Publicidade por já atuar informalmente no mercado a muitos anos. Fiz 4 anos de Engenharia da Computação, não é a minha praia e não éra no que gostaria de trabalhar. Já que trabalho com publicidade por que não cursar na área e aprender a aplicar mais conceitos aos meus trabalhos. Sou diretor de Arte da Empírica, empresa junior da PUC. Sobre a imagem, a moral da história é que cada um enxerga o que quer, se eu disser que essa imagem é um jacaré, ela é um jacaré, pelo menos pra mim. abraçow

    ResponderExcluir
  30. olá, meu nome é Rafael Vieira,
    durante 6 períodos cursei administraçao de empresas tambem na puc goias, porém desde o inicio do curso percebi que a graduaçao em adm nao era o que eu queria.
    entao contra tudo e todos resolvi mudar de curso e iniciar publicidade e propaganda praticamente do zero. verifiquei varios cursos e grades e percebi que tinha que ser publicidade propaganda, sempre me achei criativo e inovador e nao me arrependo nenhum pouco de ter trocado de curso.
    com relaçao a imagem, fica visivel que tudo depende da forma como voce quer ver as coisas. na arte, ao contrario da propaganda, é possivel ver de varias formas aquilo que esta sendo mostrado, depende apenas da sutileza de quem analisa assim como na figura mostrada

    ResponderExcluir
  31. OI gente.. então meu nome é Stephanie Ornelas e escolhi o curso de publicidade e propaganda por ser o mais próximo ao que eu cursava no Chile. No Chile começei o curso "Comunicación multimedia" e adorava tudo sobre as materias: aulas de photoshop, illustrator, programação,etc. Era um curso muito mais técnico, sem tanta teoria mesmo porque no Chile todos os cursos são assim: primeiro a parte técnica e depois, no final, a teórica. Enfim... quando cheguei no Brasil pensei em fazer design gráfico mas a grade não me convenceu! Então, mesmo não sendo o curso específico que eu queria fazer, publicidade resume tudo o que gosto! Criatividade, arte e multimedia! Adoro todo tipo de arte principalmente porque gosto de desenhar, etc. Também sou apaixonada por illustrator, photoshop, corel draw, flash e por aí vai.. já tive experiencias com isso fazendo linhas gráficas para restaurantes, bares e tal!
    Então, sobre a obra do post.. Acho bem ilustrada, esteticamente legal mas não faz com que eu pense "WOW".. gostei da simplicidade!

    ResponderExcluir
  32. Eae galera! Meu nome é Vinicius, nasci em 1992. Escolhi o curso de publicidade e propaganda pois queria algo na aerea de comuniação social, que inclusive é minha aerea de trabalho, pois sou produtor do meio artistico músical. E sobre o post, é uma arte bem simples e direta, o autor quis passar algo assim, simples.

    ResponderExcluir
  33. Oi. Meu nome é Ana Carolina e tenho 18 anos. Escolhi o curso de publicidade e propaganda porque eu gosto de criar, inovar, conversar com pessoas e tentar convence-las que meu ponto de vista é o certo.

    Quanto a imagem, interpela-nos sobre o valor representativo da imagem, e sobre a sua distância necessária com a realidade. Nesta obra, René demonstrou claramente que aquilo que é apresentado não é realidade, no máximo uma representação da realidade. Um cachimbo tem cheiro, gosto e textura próprios. O quadro de Magritte tem apenas uma imagem. Não é um cachimbo, mas uma representação visual de um cachimbo.

    ResponderExcluir