Acerca das novas conceituações essenciais do que é arte, gostaria que vocês continuassem suas interpretação partindo da imagem representando uma pintura de Paul Klee, logo abaixo e comente ainda a seguinte frase:
"A própria natureza, argumentou Klee, cria através do artista; é o mesmo poder misterioso que gerou as fantásticas formas dos animais pré-históricos e o reino feérico e sobrenatural da fauna dos mares abissais que está ainda ativo no espírito do artista e faz suas criaturas crescerem"
Lembrando ainda que todos estamos em busca da "tal" cadeira que Klee dizia, afinal faz-se necessário sentar o nosso espirito para a apreciação.
Abraços
Paul Klee
Oi gente!!!tudo bem com vcs?
ResponderExcluirBom,a imagem postada ultimamente estende a discussão iniciada em sala,já que uma obra de arte remete o que cada um é capaz de ver e interpretar.A cadeira que kle cita,é a sensibilidade e paciência que cada indivíduo deve ter para poder conseguir enxergar detalhes e valorizar os meios em que vive.
Beijos gente!
Opa, td blz ae?
ResponderExcluirBem, acho que Klee quis dizer que cada um interpreta o mundo da maneira como quiser.
A cadeira que ele cita, é mais um momento de reflexão de cada um para discernir o que entende de cada coisa.
Bem , pelo pouco que entendi foi isso
abçs
E aí galera!
ResponderExcluirA imagem de Klee reflete uma divisão com um círculo que pode representar o mundo e os quadrados e triângulos podem representar mudanças no decorrer da vida. Essas mudanças nem sempre podem ser explicadas mas sim sentidas. Já a frase quer dizer que a criação dele é totalmente natural, algo pra ser sentido e não explicado, fluindo livremente em relação a concepção que ele tem das mudanças e das diferentes fases da vida. Nossa....acho que quase filosofei agora.....
Hum..dificil viu ?!?!?!
ResponderExcluirMais vamo lá..Bom entendo observando essa imagem que
pela forma dos olhos e as formas que foram criados cada traço
da imagem que cada um vê o mundo e as coisas de forma diferente,
nem todos tem a mesma visão "do mundo" digamos assim..
E não sou muito boa em filosofar ¬¬' mais pude entender pelo que
que o Klee quis dizer que suas obras são feitas naturalmente conforme
o que ele esta sentindo e que suas obras tendiam tudo pra crescerem.
Sobre a cadeira?? Entendo que cada um tem seu momento de reflexão,
de parar para pensar e apreciar as coisas ao seu redor.
Huuumm .. acho que é isso :$
Opa, cheguei, cheguei!
ResponderExcluirVamos lá. A imagem da obra de Klee nos mostra uma figura sem identidade, sem expressões que a caracterizem como um ser pensante. A ausência da boca mostra que um indivíduo que não se expressa acaba ficando sem essa tal identidade e, por fim, sem um lugar no mundo. Os olhos destacados e desalinhados possuem um borrão rosa que pode representar o choro de alguém que não consegue se expressar. As formas geométricas simples, como o círculo e os quadrados com cores defasadas representam a falta de características que diferenciem o indivíduo dos demais, e, então, seu desaparecimento vai acontecendo.
É isso. Abraços!
Aaah, e a frase diz que a habilidade de ser um artista está inserida em alguns indivíduos aleatoriamente escolhidos. A natureza fez questão de conceber esse presente. A evolução dessa habilidade cabe aos indivíduos presenteados. É assim que seus "animais" crescerão.
ResponderExcluirAbraços!
Eai pessoal!!
ResponderExcluirbom, a imagem de Klee mi fez pensar em poder desenvolver uma sensibilidade maior em relaçao a arte e a natureza.Acho q meu principal objetivo a partir de agora com as aulas de arte é saber apreciar e interpretar uma obra da minha maneira,conduzido pelos meus sentimentos,talvez chegar mais proximo do meu próprio conceito de arte.
abras!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirooi gente!
ResponderExcluirEntao, o que eu vejo na imagem de Klee é diferente do que vocês veem, cada um tem uma visao de cada obra, ela nos faz sentar, a ''tal'' cadeira, e pensar, e chegar a um ponto onde voce ja vai ter conseguido compreender oque a obra esta querendo te mostrar, e essa forma meia abstrata e com tracos humanos nos faz ficar mais tempo parados e admirando-a, e etendendo ela.
beijoo ;**
Olá Pessoas o/
ResponderExcluirBem, a imagem de Klee, representa um indivíduo, sem identidade (notavel pela ausencia de traços que o defina) talvez na intenção de representar o ser humano de forma geral..os olhos grandes(representando o medo/tensão/agonia possivelmente), com certa ausência de simetria, onde um dá a impressão de se caracterizar zangado, sombrancelha elevada, transmite impressão de dúvida, confusão; tipico em nós seres humanos.. a boca bem pequena, talvez demonstre que não sabemos expressar esses medos, duvidas e confusões.A falta de comunicação entre o interno e o externo em cada um de nós.
comentando a frase; a arte se faz de forma natural, autêntica, não é algo que se aprende, o artista é escolhido pela própria existência a ser ou nao alguém que faz arte de fato; precisa de sensibilidade, emoção, sentimento, e isso tudo se dá de maneira sutil, não forçado ou ensinado. Desse modo, um apreciador/observador precisa sentar seus sentidos numa cadeira frente à obra, precisa se conectar à essencia dela para a compreender e conseguir enxergar sua mensagem tão particularmente expressa pelo artista;
abço :*
Eiii pessoal,
ResponderExcluirbom vamos lá, a imagem não é muito fácil de se decifrar xDD.
Bom, pintura de Klee, representa uma certa mudança, são formas diferentes( um qudrado, circulo, triangulo) que, em minha perspectiva, represanta as alterações que nós vamos sofrendo ao longo da vida, e com ela as sensações, sentimentos que nós temos(raiva, susto, prazer).Então, dessa maneiro acredito que Klee quis mostrar esse dinamismo estranho e desengonçado que todos nós apresentamos.
beeijos ;*
Ola! Pra mim... a imagem representa um esboço do que seria um homem, o que pode significar a falta de identidade já q a imagem é dividida em partes, o que torna o homem dividido, em processo de formaçao ou mesmo de se desfazer e se perder. Nota-se que o q seria a face q dá forma ao homem se mistura em meio a imagem toda, perdendo o destaque e sua individualidade. Já a frase quer dizer que até a natureza pode falar atraves da arte, e um exemplo disso é que a arte antiga, as pinturas antigas em cavernas pré-historicas nos dizem hoje muito sobre o que a natureza foi antigamente, sobre traços da nossa história.
ResponderExcluirOie! Então, a figura que parece nos encarar e ao mesmo tempo olhar o horizonte nos remete ao período pré-histórico. Esse período traz incertezas e dúvidas, que ainda hoje são motivos de reflexão e discussão. Dois exemplos dessa problemática é o campo filosófico e esotérico do indivíduo. As inúmeras dimensões faz com que percebamos as irregularidades e multiplas ópticas inexoráveis da nossa realidade. A figura me fez lembrar também do poema "Perfeição" de Clarice Lispector, no qual ela diz:
ResponderExcluir"O que me tranqüiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição."
Bom gente, é isso. Beijos ;*
essa imagem mostra o rosto de uma pessoa em uma cadeira ! (:
ResponderExcluir:*
Olá Pessoal!
ResponderExcluirBem, sobre a frase citada eu entendí que a responsável pela criaçÃo de imagens no imaginário de cada um que vÊ as pinturas é a natureza, vista como fonte de inspiraçÃo para pintores produzirem suas obras.
A natureza é a fonte, e a pintura a ferramente para nos proporcionar um momento de reflexÃo sobre a vida natural, as paisagens antigas e nÃo comuns ao nosso cotidiano.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComplexo, mas vamos lá...
ResponderExcluirEssa pintura de Paul Klee é bem interessante. Ao meu ver, ela mostra nada mais, nada menos, do que olhos e boca. Mas é exatamente isso que eu acho interessante, pq eu sei que alêm dos olhos e da suposta "boca", o autor quiz dizer alguma coisa, ele quiz representar algo, e eu acho que é exatamente a "cadeira" dele: Sentar, olhar, apreciar, pensar e refletir. Cada um ao seu modo, vai achando as respostas para a obra.
ola gente, continuando as nosso dialogo sobre arte,essa obra de klee reforça a ideia de que nos devemos deixar o preconceito de lado e achar que o real deve ser somente o que nos vemos, como o pintor sugeriu devemos sentar na "cadeira" da vida e apreciar o diferente e quebrar os paradiguimas da vida...
ResponderExcluirOlá,Klee quis mostrar que é possível ter várias interpretações de um ponto de vista.Que sentados na cadeira podemos,parar,pensar,e imaginar o que quisermos,pois no mundo da obra de arte nada tem fronteira,e sim muita imaginação .
ResponderExcluirCamila Marinho Mendes.
Bom, tive que observar por muito tempo a obra de Paul Klee, para conseguir escrever esse comentário. Klee quer dizer que a compreensão está no olhar, na reflexão. Cada pessoa que observa sua obra, terá sua própria percepção... É preciso querer ver e apreciar.
ResponderExcluirReginaldo Mikael Nakano
Paul Klee gostava muito de cores e usou-as nessa obra. Acho que ele tentou mostrar um homem na forma de um ser com várias cores, que seria características, o fundo lembra alguma coisa pré-histórica onde tentavam desenhar como eram os homens naquele tempo, e de uma forma abstrata Paul Klee representa o homem com N característcas desenhando traços básicos do ser Humano. Era pra viajar?? hehe Fui longe agora hahaha Abraço
ResponderExcluirse voce analisar pelo lado simples da coisa, seria uma figura de um rosto, de aspecto natural e ao fundo uma cadeira.
ResponderExcluirmas se a pessoa tiver uma analise mais aprofundada da figura conseguirá enxergar varias coisas alem, como por exemplo uma mente sentada a pensar na vida.
oiii gente ;D
ResponderExcluira imagem de Paul Klee, nos fala que cada um de nos, pode representa,e ver da forma que quizermos ver!
cada qual representa de um geito
e o que acei de interresante na figura, e que ela nao teve boca! eu pensei que e a socidade braseila em si, e o mundo de hoje, que o povo pensa mais nao fala
beeeeeijao gente
oooi pessoal!
ResponderExcluirGostei muito dessa obra.. enfim - pode ser que pelas diferentes formas geométricas usadas Paul Klee quis demonstrar como os homens são formados por diferente fatores, opiniões e valores. Por exemplo, em certo momento da nossaa vidaa, diante de alguma situação específica enxergamos algo de uma forma diferente da qual poderíamos enxergar se estivessemos em outra época de nossas vidas. Mas assim, acho muito difícil interpretar o que o autor quis dizer sendo que facilmente ele poderia estar brincando com formas e chegou à esse resultado final; talvez ele não queria demonstrar nada de especial, só realizar uma obra bonita. Vai saber, né?
Na minha opinião os artistas, além de nasceram com um talento artístico, são pessoas curiosas e buscam sempre o belo na natureza; sempre procuram o ângulo melhor para se apreciar uma paisagem, enxergam a beleza em coisas simples do nosso cotidiano. A partir desse interesse por mostrar o belo, segundo sua percepção, os artistas sempre se renovam.
Beeijos
Stephanie Ornelas
olá,
ResponderExcluirvejo que Klee nos mostra sua interpretação do homem sem forma certa,ou até que com pequenas formas podemos criar um todo, que é esse homem.
essa imagem a principio é simples, temos uma retratação de um rosto.Mas ao aprofundamos ou seja refletimos sobre ela começamos a ver os elementos mesmo que não sejam verdadeiros.
Oi, a imagem de Klee me parece sim uma cadeira, mais uma cadeira diferente... é como se ele visse tudo o que acontecesse no mundo. Como alguns de nos, observamos algumas coisas, discordamos de outras mais acabamos apenas obrsevando...sem fazer nada. Viajei na resposta :S
ResponderExcluir