terça-feira, 31 de agosto de 2010

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A vinha Encarnada
Vincent Van Goch , 1888
Óleo em tela 75x93 cm
Museu Pushkin de Belas Artes , Moscou

Obs: Unico quadro vendido em sua carreira!!

-> Impressionismo



Aluna: Mayara Rosa Santos

quinta-feira, 26 de agosto de 2010






















Nu deitado, 1932
Pablo Picasso
óleo sobre tela
Museu Picasso - Paris
Olá turma,

Se a obra de Klee já nos faz questionar um pouco mais sobre a verdade, tal como a Laura comentou "... e essa forma meio abstrata e com traços humanos nos faz ficar mais tempo parados e admirando-a, e entendendo ela". Não seria então a arte moderna uma proximidade com a intimidade nossa, com algo de misterioso que existe tanto na obra quanto em mim. Assim, se Picasso tivesse optado em pintar a Guernica de forma figurativa e realista, será que ele não teria fechado a compreensão, não permitindo novas interpretações da obra, tornando-a mais vulnerável, mais humana?
Bem como disse o Célio, "a imagem de Klee me fez pensar em poder desenvolver uma sensibilidade maior em relação a arte e a natureza". Já que estamos nos possibilitando às essas aberturas com a arte vale conhecermos um pouco mais de Pablo Picasso.



A Leitora, 1932
Pablo Picasso
Óleo sobre tela
Museo Picasso

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nova discussão

Acerca das novas conceituações essenciais do que é arte, gostaria que vocês continuassem suas interpretação partindo da imagem representando uma pintura de Paul Klee, logo abaixo e comente ainda a seguinte frase:

"A própria natureza, argumentou Klee, cria através do artista; é o mesmo poder misterioso que gerou as fantásticas formas dos animais pré-históricos e o reino feérico e sobrenatural da fauna dos mares abissais que está ainda ativo no espírito do artista e faz suas criaturas crescerem"

Lembrando ainda que todos estamos em busca da "tal" cadeira que Klee dizia, afinal faz-se necessário sentar o nosso espirito para a apreciação.

Abraços




















Paul Klee

Seguindo...

Então turma está bem interessante nossas elucidações acerca da imagem de René Magritte, Muito bom mesmo, e imagino que, com essa possibilidade de extrapolar a sala de aula, poderemos ampliar nossas discussões, possibilitar novos entendimentos e ainda nos conhecer um pouco mais. Já que cada um vem se apresentando, e como não falei muito de mim em sala de aula vou falar um pouco então:
Sou o professor Leandro Bessa :P / estou com vocês com a disciplina de Arte e Publicidade (que é minha grande paixão). Sou professor de história da arte, formado em Publicidade e propaganda pela faculdade Cambury, atuo há mais de 7 anos em escolas da rede privada de goiânia, sempre no ensino da arte, no ano de 2007 entrei na pós graduação em Filosofia da Arte no IFITEG/UEG, lá me apaixonei mais ainda pela história e pelo fazer artístico, estimulado pela professora coordenadora do curso, fui para Paris no ano de 2009, lá passei 8 meses estudando arte e viajando. Inclusive fiz um blog registrando minha viajem pela Europa e postando alguns comentários sobre arte segue aí o link: www.bessaemparis.blogspot.com
Bom sou apaixonado pelo que faço, minha maior experiência prática está no âmbito das artes cênicas, trabalho como ator desde os 9 anos de idade. Na área da Publicidade me envolvi bastante com produção cultural, fui por 3 anos agente cultural do SESC e lá realizei ações de Marketing Cultural e promoção de eventos.
Bom acho que é isso... e lembrem-se do mesmo modo que aquilo não é um cachimbo, estes não somos nós. :?

domingo, 15 de agosto de 2010

O início da conversa


Olá a todas e a todas.
Bom esse espaço será uma extensão da nossa sala de aula, aqui vocês poderão postar dúvidas, comentários e realizar tarefas extraclasse. Assim poderemos romper as barreiras do tradicional e assumir um novo paradigma de aprendizagem, aquela que não se restringe aos limites de um livro e do momento da aula.

Para iniciarmos nossa discussão sugiro que vocês se apresentem, comentem um pouco sobre vocês, porque escolheram o curso de publicidade e propaganda e quais são suas expectativa. Em seguida quero que levantem questionamento acerca da origem da arte, continuando assim nossa discussão em sala.

Para isso posto uma imagem para estimular esse bate-papo.
Então para facilitar vocês deverão:
1 º Postar uma apresentação de vocês;
2º Comentar sobre o conceito da arte dialogando com a imagem abaixo.
Ok? aguardo vocês :)

René Magritte