A arte Moderna: Existe o concenso de que ela está estritamente relacionada com as Vanguardas artísticas que se proliferam no inicício do século XX, onde a idéia de moderno está relacionada com uma forma de lidar com o problema estético, repudiando as regras da tradição e buscando o "espírito da época". Os artistas não queriam simplesmente copiar a natureza e buscavam uma simplicidade diferente da Renascença e do Barroco.
A arte Contemporânea: É um período artistico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até hoje. A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este período evidencia- se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos tornam- se, quase subitamente aerodinâmicas, alusivas ao espaço.
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou- se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as Vanguardas da primeira metade deste século. O artista passa a criticar a imagem ele processa linguagens, superfícies e sua poética.
Ana carolina Sousa Jorge
Nenhum comentário:
Postar um comentário