“Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.” (Postado Rhafael Chaul às 14: 32 dia 17 de outubro de 2010)
Decidi desta vez não procurar definições prontas, decidi refletir usando toda a liberdade que a faculdade nos trás, posso está errado mais quero tentar expor um ponto de vista. Comecei, então, com a citação do nosso colega de sala, pois é justamente isso que eu pude perceber. A Arte Moderna foi uma espécie de “Carta de Alforria” para os artista, pois com a fotografia, eles não precisavam mais se preocupar em representar com perfeição a realidade. Isso torna possível, o que na minha opinião é fundamental em qualquer atividade artística, a representação com sentimento, com expressividade. Os artista agora tinha liberdade para brincar com cores, sombras formas, sendo assim, puderam transmitir sentimento.
Houve, no começo, uma certa rejeição por parte da sociedade. Eles estavam acostumados com algo diferente e assim, do nada, aparecem imagens aparentemente sem sentido e sem preocupação com o que é a reliadade; esse espanto durou pouco, para quem realmente entende a essência da arte. Estão inclusos na Arte Moderna também; cubismo, construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo.
Hector Hiago de Jesus Esbaltar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário