Blog de socialização entre os alunos de 1º período de publicidade e propaganda da PUC-GO. Aqui a discussão gira em torno dos conceitos da arte e da publicidade.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Perspectiva sobre arte contemporânea
Quando se fala em arte classica não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.
Geralmente, o artista de vanguarda tinha a necessidade de experimentar técnicas e metodologias, com o objetivo de criar novidades e se colocar à frente do progresso tecnológico. Hoje, fala-se até em ausência do "novo", num retorno à tradição. O artista contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua arte não é mais a novidade moderna, mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos visa a produção de outros significados. Diante da importância da imagem no mundo que estamos vivendo, tornou-se necessário para a contemporaneidade insinuar uma critica da imagem. O artista reprocessa linguagens superfície e sua poética. Ele tem a sua disposição como instrumental de trabalho, um conjunto de imagens. A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da crítica de si mesmo.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Arte Contemporânea - por Mayara Rosa
;)
Flw..
terça-feira, 19 de outubro de 2010
conceito de arte moderna e contemporanea.
A arte moderna é uma manifestação artística do século XIX, em meados dos anos 70, referindo uma nova abordagem da arte sem a preocupação de representar claramente ou literalmente o assunto ou objeto proposto, através da pintura e da escultura. Nas primeiras décadas do movimento, a arte moderna foi um fenomeno europeu. As primeiras obras conhecidas partiram dos românticos e dos realistas. Depois, os impressionistas e os pós- impressionistas partilharam a idéia para representar a luz, o espaço através da cor e da pintura. Poucos anos antes da I Guerra Mundial, desenvolveu-se o fauvismo, cubismo, expressionismo e futurismo. Portanto a arte moderna nada mais é do que a renovação das obras e o questionamento sobre o belo, considerando que a beleza nada mais é do que se vê.
Já a Arte contemporânea, como explicou o professor Leandro Bessa, está presente em todos os movimentos, já que contemporaneidade significa expressar o momento atual, o aqui e o agora. Quando se fala em arte clássica não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim que analisamos criticamente. A partir de tal análise, a arte adquire novos significados. No dicionário, contemporanea significa ser do mesmo tempo, da época atual, do tempo em que se fala.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
A arte Moderna e a Contemporânea - Ana Carolina
A arte Contemporânea: É um período artistico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até hoje. A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este período evidencia- se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos tornam- se, quase subitamente aerodinâmicas, alusivas ao espaço.
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou- se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as Vanguardas da primeira metade deste século. O artista passa a criticar a imagem ele processa linguagens, superfícies e sua poética.
Ana carolina Sousa Jorge
domingo, 17 de outubro de 2010
Arte Moderna - Bruno Haringl
Arte Moderna - por Hector Esbaltar.
Conceito de Arte Moderna
A Arte moderna abrange o cubismo, o construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, o expressionismo abstrato, o tachismo, e a busca de várias referências afim de encontrar novidade, apesar da “colcha de retalhos” artística. Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.
Dentro dos parâmetros da arte moderna, a própria fotografia, além de documentar, incorporou em si características de expressão artística, ao imprimir uma estética que transitou do belo ao experimental, e assim como grande parte das expressões de arte moderna, fazer o ser humano pensar perante uma fotografia a respeito de sua realidade.
Diferente da, romântica, realista e demais movimentos, a arte moderna visou experimentar novas visões e expressões inéditas sobre a natureza e o ser humano. Esta foi a base de pensamento do movimento modernista.
A partir da década de 50, surgiu o expressionismo abstrato, o pop-art e a arte mínima. Na década de 60, surgiram a arte da terra, a arte do desempenho, e no campo da fotografia surgiu o fotorealismo.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_moderna
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355