sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Perspectiva sobre arte contemporânea

Esse conceito sobre arte contemporânea eu encontrei na enciclopédia digital do Banco Itaú, e achei muito interessante o modo como difiniram esta arte, toma aí pessoal:
Quando se fala em arte classica não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.
Geralmente, o artista de vanguarda tinha a necessidade de experimentar técnicas e metodologias, com o objetivo de criar novidades e se colocar à frente do progresso tecnológico. Hoje, fala-se até em ausência do "novo", num retorno à tradição. O artista contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua arte não é mais a novidade moderna, mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos visa a produção de outros significados. Diante da importância da imagem no mundo que estamos vivendo, tornou-se necessário para a contemporaneidade insinuar uma critica da imagem. O artista reprocessa linguagens superfície e sua poética. Ele tem a sua disposição como instrumental de trabalho, um conjunto de imagens. A arte passou a ocupar o espaço da invenção e da crítica de si mesmo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arte Contemporânea - por Mayara Rosa


Arte CONTEMPORÂNEA é um período artístico que surgiu na segunda metade do séc XX e que por incrível que se pareça vem se prolongando até os dias de hoje.A arte então começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas ARTE MODERNA e as VANGUARDAS MODERNISTAS.Então nos meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à arte moderna do inicio do século XX,sendo assim a arte contemporânea logo entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes  mudanças do mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
E os artistas contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua não é mais a novidade moderna , mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos visa a produção de outros significados.E como vemos hoje,diante da importância da imagem no mundo em que vivemos,tornou-se mais que necessário para a contemporaneidade insinuar uma critica da imagem.O artista contemporâneo tem a preocupação de exigir também do espectador uma determinada atenção, um olhar que critica.O pintor dessa arte sabe que pinta sobre uma tela virgem,e é indispensável saber ver o que está atrás do preto: HISTÓRIA...O que vai determinar contemporaneidade é a qualidade da linguagem, o uso preciso do meio para expressar uma idéia, onde pesa experiência e informação.
Enfim,não tem muita coisa a ser colocada ate porque meus colegas abaixo também falaram do mesmo assunto que eu,então destaquei o que eu mais achei interessante e importante sobre a arte contemporânea que envolve também a arte moderna...

;) 
Flw..

terça-feira, 19 de outubro de 2010

conceito de arte moderna e contemporanea.

Aluna:Vívian Amanda Gondim Gonçalves.

A arte moderna é uma manifestação artística do século XIX, em meados dos anos 70, referindo uma nova abordagem da arte sem a preocupação de representar claramente ou literalmente o assunto ou objeto proposto, através da pintura e da escultura. Nas primeiras décadas do movimento, a arte moderna foi um fenomeno europeu. As primeiras obras conhecidas partiram dos românticos e dos realistas. Depois, os impressionistas e os pós- impressionistas partilharam a idéia para representar a luz, o espaço através da cor e da pintura. Poucos anos antes da I Guerra Mundial, desenvolveu-se o fauvismo, cubismo, expressionismo e futurismo. Portanto a arte moderna nada mais é do que a renovação das obras e o questionamento sobre o belo, considerando que a beleza nada mais é do que se vê.
Já a Arte contemporânea, como explicou o professor Leandro Bessa, está presente em todos os movimentos, já que contemporaneidade significa expressar o momento atual, o aqui e o agora. Quando se fala em arte clássica não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim que analisamos criticamente. A partir de tal análise, a arte adquire novos significados. No dicionário, contemporanea significa ser do mesmo tempo, da época atual, do tempo em que se fala.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A arte Moderna e a Contemporânea - Ana Carolina

A arte Moderna: Existe o concenso de que ela está estritamente relacionada com as Vanguardas artísticas que se proliferam no inicício do século XX, onde a idéia de moderno está relacionada com uma forma de lidar com o problema estético, repudiando as regras da tradição e buscando o "espírito da época". Os artistas não queriam simplesmente copiar a natureza e buscavam uma simplicidade diferente da Renascença e do Barroco.

A arte Contemporânea: É um período artistico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até hoje. A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este período evidencia- se fulminantemente na década de 60, com o aviso de uma viagem ao espaço. As formas dos objetos tornam- se, quase subitamente aerodinâmicas, alusivas ao espaço.
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou- se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos 70. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as Vanguardas da primeira metade deste século. O artista passa a criticar a imagem ele processa linguagens, superfícies e sua poética.

Ana carolina Sousa Jorge

domingo, 17 de outubro de 2010

Arte Moderna - Bruno Haringl

Arte Moderna : termo genérico usado para as produções artísticas do fim do século XIX até meados de 1970.
É marcada pela nova caracterização da arte, em que se houve um distanciamento da necessidade de representar apenas a realidade (na pintura e escultura por exemplo); apartir do surgimento da fotografia, começa a se entender a arte como livre dessa responsabilidade e assim, toma-se como propósito a 'liberdade de expressão artística'.
Nascem as vanguardas européias : surrealismo, flauvismo, cubismo, surrealismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo .. etc

Bruno Adan Vieira Haringl.

Arte Moderna - por Hector Esbaltar.

“Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.” (Postado Rhafael Chaul às 14: 32 dia 17 de outubro de 2010)
Decidi desta vez não procurar definições prontas, decidi refletir usando toda a liberdade que a faculdade nos trás, posso está errado mais quero tentar expor um ponto de vista. Comecei, então, com a citação do nosso colega de sala, pois é justamente isso que eu pude perceber. A Arte Moderna foi uma espécie de “Carta de Alforria” para os artista, pois com a fotografia, eles não precisavam mais se preocupar em representar com perfeição a realidade. Isso torna possível, o que na minha opinião é fundamental em qualquer atividade artística, a representação com sentimento, com expressividade. Os artista agora tinha liberdade para brincar com cores, sombras formas, sendo assim, puderam transmitir sentimento.
Houve, no começo, uma certa rejeição por parte da sociedade. Eles estavam acostumados com algo diferente e assim, do nada, aparecem imagens aparentemente sem sentido e sem preocupação com o que é a reliadade; esse espanto durou pouco, para quem realmente entende a essência da arte. Estão inclusos na Arte Moderna também; cubismo, construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo.

Hector Hiago de Jesus Esbaltar.

Conceito de Arte Moderna

O conceito de arte moderna designa toda criatividade e produção artística que iniciou no fim do século XIX, e se estendeu até os anos de 1970. A arte modernista, segundo alguns estudiosos, “conversa” com todos os estilos dos demais movimentos artísticos , como forma de experimentar novas visões, porém no início do modernismo buscou uma negação a tudo que era anterior na arte.

A Arte moderna abrange o cubismo, o construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, o expressionismo abstrato, o tachismo, e a busca de várias referências afim de encontrar novidade, apesar da “colcha de retalhos” artística. Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.

Dentro dos parâmetros da arte moderna, a própria fotografia, além de documentar, incorporou em si características de expressão artística, ao imprimir uma estética que transitou do belo ao experimental, e assim como grande parte das expressões de arte moderna, fazer o ser humano pensar perante uma fotografia a respeito de sua realidade.

Diferente da, romântica, realista e demais movimentos, a arte moderna visou experimentar novas visões e expressões inéditas sobre a natureza e o ser humano. Esta foi a base de pensamento do movimento modernista.

A partir da década de 50, surgiu o expressionismo abstrato, o pop-art e a arte mínima. Na década de 60, surgiram a arte da terra, a arte do desempenho, e no campo da fotografia surgiu o fotorealismo.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_moderna
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355