quinta-feira, 2 de setembro de 2010





Aluna: Rhayssa Kückelhaus


Autor: Tarsila do Amaral


Titulo: Carnaval em Madureira


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Bem o professor Leandro pediu-nos para comentar sobre a pintura, então vamos lá.


Tarlisa do Amaral foi inicialmente conheçida por seu trabalho junto com Oswald de Andrade e Mário de Andrade na eterna semana da Arte Moderna, os três dias que chocaram o Brasil e claro como Oswald, Mário e Tarsila tinham influência fora, a semanada teve quase os mesmos impactos em alguns países do exterior .


O tema central da arte de Tarsila caracterisa-se pela "carnavalização" do povo brasileiro, assim como é dito no livro de Mário de Andrade - Macunaíma. A gozação que tais utilizavam-se para ironizar, criticar, e questionar a "raça" do brasileiro. Ao observar a imagem pode-se notar que tais são altamente impostos pelas tonalidades de cores, ou de certa forma as cores primitivas, pois Tarsila brincava com essa ideia da infantilidade, a falta de geometria, as formas alongadas algumas representações que dessacraliza a arte, como assim disse nas obras de Picasso, já que seu objetivo junto com a celebração da Semana Da Arte Moderna era justamente essa, a dessacralização da arte e de tudo o que já havia sido inventado.


Para começar com as raças, veja as palmeiras, morros e claro as cores verde e amarela, temos então a presança do índio brasileiro. Agora repare nas mulheres com corpos alogados, esguios, a pele morena, os acessórios, tudo isso representa a cultura africana, o negro que veio para ser explorado pelos colonizadores. Agora, repare no centro da imagem, a fiel representação do europeu: a Torre Eiffel, repare novamente nas mulheres, mas dessa vez nas que estão perto da Torre, veja como elas são rechonchudas, isso caracteriza a mulher europeia que na época era vista como mulher boa aquela que tinha "carne","porte", para procriar e criar.


Portanto, apresento-lhes uma imagem que saiu dos movimentos promitivistas da Semana da Arte Moderna. Uma pintora que sempre apoiava-se na importâncias das vanguardas europeias, acreditava na liberdade de expressão incorporando o cotidiano e a "linguagem coloquial" com o tom de infantilidade em suas telas.


Beijos, Rhayssa

Um comentário:

  1. fiz um trabalho sobre tarcila do amaral e gostei muito mesmo....super interesante,e muito megida com a historia dela....

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