quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arte Moderna por Camila Marinho Mendes

Final do séc. XIX e início do séc. XX, o pensamento e a tradição européia estavam se esgotando, os novos artistas e pensadores estavam surgindo para mudar radicalmente o que seus mestres do passado tinham executado e idealizado.Alguns estudiosos marcam o início da Arte Moderna em meados do séc. XIX, com o Impressionismo.Os artistas na virada do século, queriam algo que não fosse parecido com o clássico e nem que copiasse a natureza, queriam uma simplicidade diferente da Renascença e do Barroco.Nenhum outro período em uma cultura produziu e sofreu influências de obras tão diversas como este. O ser humano tem mania de classificar toda forma ou estilo de alguma produção, mas diante de tanta multiplicidade de trabalhos que foi produzido no séc. XX, os maiores artistas não chegam a se encaixar em nenhum estilo específico. Alguns artistas da Arte Moderna:Pablo Picasso,Vicent Van Gogh,Henri Matisse.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que é Arte Contemporânea?

É um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje. Essa arte apresenta para um observador distanciado uma sucessão de algo caótico. Todos os conceitos que serviram de base à apreciação e criação das gerações anteriores foram sistematicamente postos em causa, e pouco depois acabaram por ser recusados ou ultrapassados pelos artistas.
Na arte como na imaginação não existem limites, e isso parece ser a primeira ideia que os artistas têm procurado transmitir. O caminho dessa arte centra-se nos movimentos artísticos que evidenciaram a ruptura com os conceitos tradicionais da arte, colocando pela primeira vez a questão do fim da estética. Movimentos esses, como: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op Art, Hiperrealismo, Land Art e outros.

A "arte" tornou-se uma reflexão actuante sobre o próprio sentido que enforma o mundo. A significação que desponta em cada gesto, cada objeto.
E por fim, se pode ainda concluir que embora as influências locais estejam sempre presentes na arte, atualmente fruto de uma globalização incontornável, os artistas se inspiram em muitas ideias e estilos internacionais.

Aluna: Ana Paula Ferreira de Oliveira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Arte contemporanea e moderna

Quando se fala em arte classica não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.
A arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual não mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto (através da pintura e da escultura) o advento da fotografia fez com que houvesse uma diminuição drástica.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Arte Moderna e Contemporânea

Arte moderna foi um período de onde surgiu a liberdade de expressão artística permitindo o surgimento de vanguardas européias como: o surrealismo, flauvismo, futurismo, tachismo, expressionismo, cubismo e muito mais.Foi a libertação do tradicional buscando o que era novo, diferente.Com o rompimento do que era clássico surgiu a liberdade para a utilização de cores vivas, sombras, formas, figuras deformadas, cenas sem lógicas.E com o surgimento da fotografia o movimento ficou mais forte ainda se libertando de representações formais, clássicas.
Já a arte contemporânea já não buscava mais o que era novo mas sim a linguagem de tudo o que se vê e do que se faz, produzindo a todo tempo novos significados que exigem um olhar crítico e diferente do espectador.Na verdade é a reunião da diversidade de estilos, movimentos e técnicas de todas as épocas e do tempo em que se vive.

Bárbara Silva